terça-feira, novembro 03, 2009

Aniversário 2009 - Reflexão




Experiência!!

Olá pessoal!!
Vamos lá ver se consigo introduzir uns "apanhados" nesta postagem!

O nosso jantar de aniversário decorreu de uma forma espectacular e, por isso, queria deixar aqui os parabéns a todos os envolvidos, especialmente à Direcção.
Foi, de facto, uma óptima ideia homenagear aqueles que, há 25 anos, decidiram reerguer tão importante Associação. A eles, o nosso sincero obrigado.

Não poderia, aqui, deixar de falar também no gesto que a Direcção teve, no jantar, para com alguns músicos. Não por serem velhos ou mais velhos, mas antes pelo facto de já andarem nestas "andanças" há 25 anos ou mais.
De facto, se alguns deles andam há vinte e cinco anos ou pouco mais, outros, como o Sr. Arlindo (tio David, tio Alfredo), já perfizeram 50 anos de música. É, realmente, muito tempo a tocar, mesmo que só contemos as notas dadas no sítio.
Estas pessoas merecem, indiscutivelmente, o nosso respeito. Não só por serem mais velhos na idade ou na música, mas sobretudo por terem conseguido adaptar-se à evolução que a música em geral e as bandas em particular sofreram nesse hiato.
Certamente, não terá sido fácil, assistirem a toda a revolução que a música e, concretamente, a nossa banda sofreram e manter a postura, serenidade, coragem e profissionalismo que estes Senhores vem demonstrando.
Aceitar, como eles aceitaram,a passagem de um tipo de banda, maioritariamente constituída por "gente mais madura", em que o respeito pelos mais velhos era algo "sagrado", para uma banda "mais jovem" e, fruto da sociedade em que vivemos, necessariamente mais avessa à aceitação das ideias dos anciãos, torna-os verdadeiros heróis. Outros, por muito menos, teriam certamente abandonado o barco.
Estes Músicos, dando verdadeiro exemplo de profissionalismo, permaneceram nos seus postos, não a troco de qualquer reconhecimento público mas, tão somente, embuídos no espírito de camaradagem e de amor à "camisola", ou seja, à nossa banda e tudo o que ela representa para a nossa terra. Bem hajam, pelo exemplo que continuam a dar. Espero, sinceramente, que os "músicos mais novos" saibam colher junto destes "dinossauros" tudo aquilo que um músico deve ser, nomeadamente que copiem deles a forma de estar na banda e, principalmente, o respeito que denotam, não só pelo maestro e direcção, mas sobretudo pelos colegas. Se a banda atingiu o nível que hoje exibe, deve-o, sem dúvida,a gente desta craveira e a "Homens" que sempre souberam ocupar o seu espaço, respeitando o dos outros.

Esperemos pois que, no futuro, existam muitos Sr.s Arlindos, Alfredos, Davides, etc que sejam merecedores do mesmo reconhecimento por promoverem de forma tão elevada a música e o associativismo.

4 comentários:

Manuela Cunha disse...

Minha nossa Raul!!!
Reflectes tão bem!!!!

Na minha opinião deixas aqui um verdadeiro testemunho do que é a honra e o orgulho que temos em termos estes "homens na nossa Banda".

Parabéns a todos e o meu sincero agradecimento!

Sandra Moreira disse...

Muitos parabéns a todos. A homenagem é mais do que merecida!

Ana Maria disse...

Subscrevo por completo as tuas palavras! Parabéns Raúl!
Bjinhos
Ana Maria

mario saleiro disse...

Boa Raul, é isso mesmo, o exemplo a seguir por todos. parabens pelo texto."Só não chora qeum não tem coração"

Abraço