segunda-feira, outubro 15, 2007

Recorte de Jornal

in pag. 8 do Aurora do Lima de 19 de Setembro de 2007


"VAMOS RECORDAR ...
Porque recordar o passado, viver o presente e pensar o futuro é algo que nos anima a prosseguir o caminho traçado pelo nosso destino, evocando aqueles que nos precederam com o seu glorioso passado e os seus nobres e elevados pergaminhos, deixando-nos como herança a sua cultura. Porque existe alguma diferença nos dias de hoje entre o passado e o presente, é motivo que nos preocupa e pode, de certa forma, responsabilizar-nos por estes factos. Cabe, pois, a cada um de nós, a sua divulgação, certos de que estamos a contribuir para o engrandecimento do nosso património cultural. Como expressão relevante da nossa cultura e religiosidade, sobressaem as festividades em honra de Santa Ana, que habitualmente decorrem no primeiro fim-de¬-semana de Agosto, nesta Freguesia. Assim, ano após ano, com maior ou menor brilho, conforme os seus variadíssimos programas, esta comunidade laboriosa de S. Romão do Neiva leva a efeito as suas festas anuais, cumprindo uma tradição secular e imitando os seus antepassados.
Do seu variado programa de 2007, destacamos um número que podemos considerá-lo inédito e que teve lugar no Sábado, dia 4 de Agosto, após a concentração dos andores floridos, confeccionados com flores naturais pelos diversos lugares da Freguesia. Este facto teve a sua relevância quando, à chegada dos andores, pelas 18h30, em frente ao Centro Social e Paroquial, foi cantado pelo Grupo Coral Sinfónico de S. Romão do Neiva, acompanhado pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende-Antas, pela primeira vez na história desta comunidade, o hino da nossa Freguesia. -
Antecedendo a actuação e execução desta bela melodia, e por se tratar de um facto inédito, foi proferida, pelo Sr. José Alberto Pereira de Sousa, uma nota explicativa a todos os presentes, dando conhecimento da sua origem e o caminho percorrido até à sua concretização. Esta melodia do hino de S. Romão do Neiva estava em risco de se perder no tempo, restava apenas na memória de alguns residentes, pois outrora havia sido cantada pelas gentes humildes desta Freguesia em dias festivos ou nos campos, no amanho da terra, nas sachadas do milho, nas ceifas do trigo e centeio e até nas desfolhadas.
Foram autores desta bela melodia há cerca de seis décadas, o grande poeta da casa de Belinho-Antas, António Correia de Oliveira, que a escreveu, e a música foi da autoria do Pe. Benjamim Salgado, então pároco de S. Paio de Antas, que paroquiou esta freguesia entre 1949 e 1956. Nessa altura, o Pe. Benjamim Salgado foi transferido para a freguesia de Requião, no con¬celho de V. N. de Famalicão, deixando mais tarde esta paróquia. Daí se recolheu para Joane, do mesmo concelho, sua terra natal, onde veio a falecer a 28 de Janeiro de 1978. Como músico, deixou uma obra inesquecível e as suas composições são cantadas ainda hoje por todo o País. Como pregador, subiu aos púlpitos mais famosos e participou nas solenidades mais importantes do seu tempo.
A inexistência da partitura desta obra musicat, levou a que o colaborador deste jornal na Freguesia de S. Romão do Neiva encetasse a pesquisa da referida partitura, passando por S. Paio de Antas, Requião e Joane. Não obstante o trabalho desenvolvido, não foi possível a recolha da partitura.
Dado estes factos acrescidos da dificuldade em conseguir a partitura, foi solicitado pela mesma pessoa uma nova partitura, ao conceituado maestro e compositor Sr. Valdemar do Nascimento Sequeira, da Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende-Antas, a elaboração da mesma e a orquestração do hino da Freguesia. Muito gentil acedeu ao pedido e graciosamente elaborou a nova partitura. Depois de alguns ensaios em conjunto, Banda e Grupo Coral Sinfónico local, eis que é executado, com grande pompa, o hino de S. Romão do Neiva perante algumas centenas de pessoas da Freguesia e fora dela, as quais, no final da actuação, aplaudiram entusiasticamente.
Finalmente, resta-nos enaltecer a qualidade da orquestração, elaborada pelo prestigiado maestro e compositor, e agradecer o seu excelente trabalho, bem como a todos os elementos da Banda dos Bombeiros Voluntários de Espsoende-Antas, não esquecendo o Grupo Coral Sinfónico local e o seu regente, Sr. Cândido Oliveira, pela disponibilidade demonstrada, sem os quais não teria sido possível a audição, em público, do referido e belo hino. Um grande bem haja!"

Sem comentários: