segunda-feira, outubro 08, 2007

Escola de Música ABBVE - Arranque oficial do ano lectivo 2007/08



No passado sábado, dia 06 de Outubro de 2007, teve início a apresentação geral do novo ano lectivo da Escola de Música da Nossa Banda.
Alunos, pais, professores e directores estiveram presentes e foram comunicados os princípios gerais de funcionamento, os horários, foi feito o acolhimento aos novos alunos e apresentados os objectivos para o novo ano lectivo.
Todos os anos acrescem aos alunos já existentes na escola, novos alunos para iniciarem o seu percurso musical na escola nas diversas valências (iniciação musical, formação musical, instrumento, classe de orquestra).
E para eles voltamos a nossa atenção porque os queremos receber bem e queremos que sintam que na escola podem dar o primeiro passo na cultura musical, mas ao mesmo tempo um grande passo, visto que o modelo de funcionamento, ensino e formação da nossa Escola tem dado provas de bons resultados.
Muitos trazem o objectivo bem marcado de ingressar na Banda, como é o caso da Andreia Matos, de 10 anos, natural de Forjães. Veio para a Escola de Música da ABBVE porque gosta de música, e já conhecia alguns elementos da Banda e gostava de os ver tocar. Ao perguntar-lhe que instrumento gostaria de tocar foi com um enorme sorriso que respondeu Flauta e vê-se que o mesmo gosto é partilhado pela irmã, a Maria João Matos, de 8 anos. A Maria João ainda não sabe se vai ser difícil isto de aprender música, mas vontade não lhe falta e o apoio da mãe, Ilda Matos que esteve presente na apresentação.
Quase na fila da frente da Casa da Música aguardavam a Adriana Merrelho, 10 anos, natural de Belinho e a Márcia Cunha, 10 anos, de Antas. Ainda não tinham a inscrição feita, e foi com alguma timidez que se apresentaram como novas alunas da Escola, mas em conversa, a vontade expressa de aprender música é mais que muita.
A Adriana Merrelho falou-nos com muito à vontade da sua breve mas já vincada experiência musical. Referiu que gosta de tocar música e que a irmã (Raquel e violoncelista da Nossa Banda) a ensina e que até já toca no piano/orgão. Foi com entusiasmo que nos falou do concerto de Natal para a família no qual tocou e fez dueto com a irmã. Mas argumentou que precisa de aprender a ler as notas porque por enquanto decora as posições das notas, no orgão.
A Ana Catarina Sá, de 11 anos e natural de S. Paio de Antas, integra também o grupo dos novos alunos. Enquanto foi conhecer a sua sala de aula, a mãe, Rosa Maria Sá falou-nos que a Catarina já pretendia iniciar os estudos musicais na escola, no ano passado, no entanto esperaram mais um ano e agora visto que a Catarina adora música e tinha mesmo vontade de ingressar na escola, consideraram o momento oportuno.
Em conversa com a D. Laurinda Senra, de Esposende, e mãe da Maria João Senra Viana, de 9 anos, registamos alguns comentários desta mãe de uma das alunas do 2ª ano de iniciação. Referiu que a Maria João tomou a iniciativa de vir para a escola porque conhecia a mesma e a Banda através dos primos (Hugo, Daniela...). Para além disso, está no 2ºano, gostou bastante da escola no 1º ano, aliás, adora a escola de música e o objectivo é entrar na Banda e talvez tocar Flauta.
Questionada sobre alguns pontos a destacar acerca do funcionamento da Escola de Música, não evidenciou nenhum e mostrou-se satisfeita com o funcionamento actual.
Uma vez que o papel dos pais é fundamental no acompanhamento da aprendizagem e progressão dos filhos, e questionada sobre esse ponto referiu que o pai é quem mais acompanha a aprendizagem da Maria João.
Resta-nos apostar fortemente, motivar e incentivar estas crianças e jovens que decidem integrar a Escola de Música da Banda.

Relativamente ao Horário de Formação Musical e Música de Câmara do ano lectivo 2007/2008 é o seguinte:

INICIAÇÃO MUSICAL


1º Ano de Iniciação Musical: 11h10 - 12h00.
2º Ano de Iniciação Musical: 09h00 - 0950.

FORMAÇÃO MUSICAL

3º Ano de Formação Musical: 09h00 - 09h50.
1º e 4º Ano de Formação Musical: 10h00 - 10h50.
2º e 5º Ano de Formação Musical: 12h00 - 12h50.

MÚSICA DE CÂMARA:11h10 - 12h00.

ORQUESTRA DE SOPROS: 14h30 - 16h00.

Quanto ao elenco de professores, do mesmo constam:

Prof. de Formação Musical e Director Pedagógico - Valdemar Sequeira
Prof. de Iniciação Musical - Sara Costa
Prof. de Clarinete - Paulo Botelho
Prof. de Flauta - Marco Pereira
Prof. de Saxofone - Filipe Fonseca
Prof. de Trompete - Manuel Brandão
Prof. de Trompa - Henrique Torres
Prof. de Trombone - José Maciel
Prof. de Percussão - Luís Torres


Existe ainda um horário de atendimento para encarregados de educação, das 11h10 - 12h00, no qual o Director Pedagógico ou algum dos responsáveis internos (Hugo Saleiro e Irene)estarão disponíveis para eventuais esclarecimentos.

Quanto à proprina mensal a mesma é de 20euros e paga no 1º sábado de cada mês.

E ficam aqui as linhas gerais de mais um ano de ensino musical na Escola desta associação, o qual esperemos que seja proveitoso para todos e exceda as expectativas pessoais e musicais.

1 comentário:

Duarte Neiva Ferreira disse...

muito bem Nela, para alem de boa apresentadora és uma boa Jornalista, lol